Prefeitura 970 250

Centro Municipal de Cardiologia de São João da Barra realiza 180 atendimentos por semana

Unidade funciona há nove meses e conta com equipe de cardiologistas para consultas e exames.

Por adm em 14/07/2023 às 10:18:12

Após alguns dias com sintoma de cansaço, o marinheiro Alex Marins, 48 anos, decidiu procurar um médico na unidade do programa Estratégia Saúde da Família (ESF) de Atafona, onde mora, e de l√° foi encaminhado para o Centro Municipal de Cardiologia de São João da Barra, na sede do município, com prescrição para realizar eletrocardiograma e teste ergométrico, sendo assistido pela equipe que atua em uma estrutura completa de cardiologia mantida pelo poder público municipal.

"É uma estrutura completa que temos no município pelo SUS, com um atendimento excelente e toda a atenção dos profissionais", elogia Alex, que é um dos pacientes atendidos na unidade, que conta com sete cardiologistas para consultas, além médicos radiologista, ecografistas, enfermeiro, fisioterapeutas e equipe de apoio.

O Centro Municipal de Cardiologia completou nove meses de funcionamento e tem absorvido toda a demanda do município, com 180 atendimentos por semana. Em quatro meses zerou as filas do ecocardiograma e eletrocardiograma. São realizados semanalmente 16 exames de mapa, oito holters, 20 testes ergométricos, 160 ultrassonografias comuns e sete ultrassonografias com doppler e vascular, além de 30 ecocardiogramas em adultos por semana, são feitos 20 exames mensais de ecocardiograma pedi√°trico, também sem fila de espera, e j√° foi iniciado o ecocardiograma fetal, com atendimento de acordo com a demanda e média de 10 por m√™s.

"Ao passar por consulta com o médico clínico na unidade de ESF e for diagnosticada a necessidade de atendimento cardiológico, o paciente é direcionado via ESF e regulação para o Centro de Cardiologia, onde é avaliado pelo médico cardiologista que determina os exames, tratamentos necess√°rios e inicia o acompanhamento", explica o coordenador do Centro, o médico cardiologista Rafael Ch√°car.

Inaugurado em outubro do ano passado pela prefeita Carla Caputi, o Centro Municipal de Cardiologia funciona na Rua do Sacramento, 146, no centro da cidade, perto da ag√™ncia dos Correios. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h e aos s√°bados dependendo da demanda. O espaço concentra todo o atendimento cardiológico do primeiro distrito, mas a população continua tendo acesso a consultas cardiológicas nas unidades de Mato Escuro e Barcelos.

"É muito importante essa estrutura oferecida à população de São João da Barra, que pode contar com uma unidade exclusiva para a especialidade cardiológica, mantida totalmente pela Prefeitura. Temos uma excelente equipe de profissionais, que proporcionam um atendimento humanizado aos sanjoanenses, e equipamentos para o diagnóstico e tratamento das doenças cardiovasculares, que são a principal causa de mortes no Brasil", destaca a secret√°ria municipal de Saúde, Arleny Valdés.

Comunicar erro
CarnaPorto24
Camara