Prefeitura 970 250

Exposição de livros de autores independentes em cartaz até esta quarta (31), em São João da Barra

Por adm em 30/05/2023 às 15:38:01

Permanece em cartaz até esta quarta-feira (31), a exposição com as obras de 13 escritores de São João da Barra, que estão participando do projeto Câmara Cultural. A mostra pode ser conferida das 9h às 17h, no Palácio Cultural Carlos Martins. Os autores são: Ana Lúcia Rodrigues, André Pinto, Arthur Bezerra, Alexandra Souza, Izabel Gregório, Jurema Rosa, Lucas Ferreira, Marlene Amaral, Matheus Oliveira, Nicole Felippe Beyruth, Sandra Rangel Moore, Tania Aquino e Vera Alves.

A abertura do projeto aconteceu na última segunda-feira e, segundo o presidente do Legislativo, Alan de Grussaí, o objetivo é prestigiar autores independentes que possuem livros publicados. Ele destaca que o município de São João da Barra é um celeiro de artistas e sempre se destacou na literatura, com nomes de peso como os de Narcisa Amália, Célio Aquino, João Oscar, Carlos Sá. Disse, ainda, que a Casa pretende fazer, em breve, uma mostra com os trabalhos dos veteranos.

Quem são eles:

ANA LÚCIA RODRIGUES
Formou-se professora, técnica em processamento de dados, advogada atuante, graduada em Letras, pós-graduada em Literatura Brasileira e está concluindo Pedagogia. Pertence à Academia Pedralva Letras e Artes. Atualmente, reside em São João da Barra, onde é servidora pública. Publicou três obras poéticas: "Sentimentos da Alma"; "Marcas do Caminho" e "Raio de Sol". Participou das coletâneas: Antologia de Poetas e Prosadores da Academia Pedralva Letras e Artes, Mulheres Maravilhosas, vol. I e Mulheres Maravilhosas, vol II - Sonho Meu.

ANDRÉ LUIZ RODRIGUES PINTO
Filho do saudoso escritor João Oscar, é servidor público do município e atualmente está lotado na Secretaria Municipal de Cultura, responsável pela Gerência de Memória e Patrimônio. É autor de: "O Casamento na Restinga" e "A Expedição de Joaquim Surubim e os Mistérios do Manguezal", em formato e-book. André Pinto também prefaciou muitas outras obras de autores locais e publicou artigos científicos sobre Geologia, Educação Ambiental, Turismo e Astronomia.

ARTHUR BEZERRA
Desde muito cedo já encantava-se com os poucos livros que conseguia ler. Militar aposentado da Marinha, pedagogo, exerceu as funções de orientador pedagógico em escolas da rede municipal e foi também diretor da Escola Municipal Domingos Fernandes da Costa. Além de artesão, de segunda a sexta feira, apresenta o noticiário da rádio Barra FM. Arthur é autor das obras: "São João em versos Rimados" e "A estada da Verônica".

ALEXANDRA SOUZA
Graduada em Letras e pós-graduada em Língua Portuguesa e Literatura Brasileira, atua como professora em SJB há mais de 22 anos. Escreve poemas desde a adolescência, sendo "O impossível não existe" seu primeiro texto publicado, em 2021. No momento, se prepara para o lançamento do seu primeiro livro de poesias, intitulado "Poesia viva". Para o público infantil, terá nova publicação em breve: "Sonho de menina".

IZABEL GREGÓRIO
Desde adolescente, escrevia poesias para os jornais locais e peças de teatro para apresentação na escola. Formou-se professora normalista, técnica em Química, graduou-se em Matemática, Química, Física e Biologia e pós graduou-se em Educação Ambiental. É autora de: "A menina e o papel de bala", "A menininha e o papel de bala", "Um certo gato vira-lata chamado Chico", "Por que tenho que quebrar o porquinho?", "Memória Viva", "Papai Noel existe?" e "Um conto de Natal". Atualmente, exerce o cargo de gerente de Literatura e Leitura na Secretaria Municipal de Cultura.

JUREMA ROSA
Iniciou a escrita de suas poesias ainda mocinha e, mais tarde, direcionou o seu dom para escrever poesias para a família e também para Nossa Senhora, numa produção poética religiosa. Realizou seu sonho de publicar seu livro de poesias em 2022. Não pôde estar presente na abertura do evento e foi representada por seus netos: Gabriela Miranda Gomes e Allan Miranda Gomes.

LUCAS FERREIRA
Formado em Jornalismo, encontrou na literatura, uma forma de vencer a depressão, que enfrentou há cerca de cinco anos. Aos poucos, o livro de poesias motivacionais "Fantasias Místicas" nasceu e, através do seu canal do YouTube, deu vida às suas escritas, sendo convidado a se apresentar em diversos eventos do município. Atualmente, possui obras em fase de produção: "Fantasias Místicas", "O Besourinho Azul de Corliban" e "João e o Pé de Jamelão". Também escreveu o e-book "Desbloqueando Frequências: O Caminho para Manifestar os seus Desejos". Lucas é funcionário público desde 2014 e trabalha na Secretaria de Cultura. É também terapeuta holístico e apaixonado por idiomas.

MARLENE AMARAL
Autora do livro "Versos da Marlene", já recebeu várias homenagens e títulos. Participa de vários eventos e movimentos da cidade, como os blocos carnavalescos Coração das Morenas, União das Flores, Chinês, Bloco Raiz e Mascarados na Rua. Hoje, ainda participa do Coral da Igreja Matriz, pratica aulas de dança e yoga. Em 2022, participou pela primeira vez da Bienal do Livro em Campos. Também participou da Série Contos e Causos na Semana do Folclore, com a participação de personalidades sanjoanenses, sendo o primeiro episódio, "O Lobisomem", narrado por ela.

MATHEUS OLIVEIRA
Poeta, cronista, letrista e parodista, possui cerca de 500 poesias, além de crônicas, letras de canções e paródias. Aos 13 anos de idade, começou a escrever. No ano seguinte, houve seu despertar como poeta. Aprimorou-se e passou a ser chamado de O Vinícius de Moraes do CEDNA - seu start na carreira de poeta. Venceu, em 2013, o concurso de paródias realizado pelo CEDNA, que teve como tema "Disseminando a história local de São João da Barra". Tendo sido paródia construída à luz do Hino Oficial de SJB. É autor de: "Adoração sem Limites" e pretende lançar, neste ano, seu livro inédito, com o título de "Cartas de Inverno".

NICOLE FELIPPE BEYRUTH
Nicole sempre foi apaixonada por histórias, sendo esse um dos fatores que moldaram sua personalidade. Desde pequena amava livros e filmes de fantasia. Nunca pensou que escreveria um livro, até o momento que se conectou aos seus próprios personagens. Eles, sem dúvida com a intenção de Deus, deram estímulo e coragem para batalhar pelos seus sonhos, abrir horizontes e de qualquer um a sua volta, ou que leia sua obra. "O mistério dos três reinos" foi o primeiro livro que escreveu, sendo uma fantasia, com uma pitada de romance e aventura.

SANDRA RANGEL MOORE
É escritora, avó, empresária, professora e membro do grupo vocal "Em Cantando". Sandra começou a escrever ainda criança e publicou seu primeiro livro "Traços em Linhas", aos 17 anos. Desde 2018, escreve regularmente e publica na sua rede social.

TANIA AQUINO
Filha do escritor Célio de Souza Aquino, atuou no magistério estadual por 34 anos. A docência sempre foi sua paixão. Por isso cursou Formação de Professores. Especializou-se em alfabetização infantil. Concluiu em 2004 a Licenciatura em História na UNIFLU. Em seguida, fez pós-graduação em "História do Brasil" e Capacitação em Patrimônio Cultural. Seus livros: "O Sanjoanense de sanjoanenses: 60 anos de paixão" e "Genecy Mendonça, Dodozinho, Sua Longa Estrada". Atualmente, está com três projetos de livros. Tania Aquino possui um imenso acervo de documentos históricos de sua terra natal.

VERA ALVES
Formou-se no ensino médio no NEJA, no colégio Chrisanto Henrique de Sousa, no Açu. Terminou os estudos com 47 anos e começou a escrever para aprimorar seus conhecimentos. Apaixonou-se pela literatura e escreveu seu primeiro livro, "No prédio Azul de Copacabana" (um romance), que foi lançado em 2022. Em breve, lançará um livro infanto-juvenil e planeja escrever o segundo volume de "No prédio Azul de Copacabana".

Comunicar erro
CarnaPorto24
Camara